O ensino de Língua Portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem em suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais as demais áreas do conhecimento. O desenvolvimento do saber linguístico implica leitura compreensiva e crítica de textos diversos; produção escrita em linguagem padrão; análise e manipulação da organização estrutural da língua e percepção das diferentes linguagens, imagética, musical, estética, oral, escrita, plástica, sensorial, motora, artística, poética, digital, simbólica, sonora, entre outras. 

           A partir desses pressupostos, entende-se que a disciplina da Língua Portuguesa e seu ensino envolvem as áreas de leitura, escrita e oralidade, devemos considerar que ensinar por meio de gêneros textuais, através de textos multimodais mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. O trabalho com textos multimodais nas aulas de leitura é imprescindível uma vez que envolvem uma linguagem muito presente em ambiente digital e impresso. Além disso, representam um ótimo indicador de proficiência em leitura e estão presentes na BNCC.  




          O trabalho pedagógico com textos multimodais possibilita uma aprendizagem integrada de leitura, oralidade, escrita e análise linguística, além de favorecer o interesse dos alunos pelo aprendizado da língua Portuguesa, nessa perspectiva é abordada como língua viva, que existe porque há situações de comunicação efetivas entre as pessoas. Como as comunicações ocorrem em áreas específicas de relacionamento humano, os gêneros textuais também ocorrem nessas áreas. Quanto mais gêneros textuais ensinamos aos nossos alunos mais oportunidade teremos de fazê-los praticar na escola, na comunidade, e  em várias situações  de comunicação  que os estudantes se envolvem no seu cotidiano, pois estaremos ampliando o universo de leitura desse aluno e favorecendo a sua participação como cidadão na sociedade e no mundo. 


              Desse modo, a coordenação do programa Municipal de Educação Integral - PROMEI desenvolveu o material didático como proposta pedagógica do módulo I - Alfabetização e o Letramento Literário, neste módulo o material didático contempla propostas de atividades de cunho lúdico e pedagógico para educação integral. 

        Nessa proposta de ensino, pretende-se oportunizar aos estudantes um trabalho de leitura, utilizando os gêneros textuais diversos destacando como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos para inserção dos trabalhos de leitura dos contos. Segundo Ausubel (2003), A teoria da aprendizagem significativa ao estabelecer o conhecimento prévio do sujeito como referência explicita claramente que este é elemento básico e determinante na organização do ensino. As escolhas dos contos são realizadas conforme a necessidade do público-alvo, com intuito de propiciar a vivência com obras literárias buscando incentivar a compreensão e interpretação textual. A leitura como ferramenta essencial no processo de aprendizagem, adoção de estratégias diversificadas de leitura e a sua importância na formação do leitor.

            O objetivo geral do módulo I – Alfabetização e Letramento Literário são: estabelecer a leitura como conteúdo básico fundamental na construção do conhecimento no ensino fundamental; compreender a prática do professor, com o intuito de propor formação continuada a partir dos métodos adotados por meio da proposta pedagógica do programa Promei; incentivar os estudantes a ler contos, poesias, fábulas, lendas, crônicas, parábolas, resenhas, entre outros, possibilitando a esse aluno a sua interação com os sujeitos, num processo de dialogicidade.

          O trabalho  com a leitura das obras clássicas e contemporâneas podem incentivar o aluno a desenvolver suas habilidades literárias e ampliar sua visão de mundo. A leitura é algo muito amplo, não pode apenas ser considerada como uma interpretação dos signos do alfabeto. Produz sentido, ou seja, surge da vivência de cada um, é posta como prática na compreensão do mundo na qual o sujeito está inserido visando estimular o aluno do ensino fundamental novos conhecimentos e novas formas de perceber a realidade e seu contexto histórico-social. 

            A proposta pedagógica para desenvolver em sala de aula com os alunos do Programa Promei contemplado no módulo I – Alfabetização e Letramento Literário, por meio da sequência didática que é um conjunto de atividades desenvolvidas para a produção de gêneros textuais. Essas atividades podem ser guiadas por um tema ou um objetivo. Além disso, ela é dividida em etapas que têm como fechamento a produção final do gênero trabalhado. São elas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final visando ampliar os horizontes linguísticos e permite ao estudante um diálogo com os textos, embasado por uma prática de leitura que contribua para a formação de um leitor proficiente e crítico, um sujeito ativo no processo de leitura crítica.